quinta-feira, 22 de julho de 2010

Moda!



Entenda as tendências!

Muita gente não entende o que são tendências, o que querem dizer, como são apresentadas, ou por quem foram criadas? Quem nunca se deparou a um desfile de moda e não entendeu nada, ou ficou se perguntando, “quem é que vai usar isso?” ou disse, “que roupa mais esquisita!”. As tendências criam elos, definem cores, materiais e formas. São a partir delas que as marcas e os consumidores vão entender as propostas da moda para determinada coleção. E não estranhe ao ver em um desfile roupas muito exageradas e impossíveis de serem usadas nas ruas, em pouco tempo de desfile, essa foi a saída do estilista para expressar suas idéias e propostas para a nova coleção.

É praticamente impossível identificar quem as criou de fato, podemos afirmar que ela não é criada por uma pessoa, mas sim pela carência de um grupo com o intuito de facilitar a movimentação (como as calças para facilitar o trabalho e cavalgar), de transmitir uma mensagem (como o uso de ombreiras, para passar uma imagem mais masculinizada e 'poderosa') ou qualquer outra, seja essa uma necessidade real ou uma vontade supérflua. Dentro deste contexto entram os estilistas, com a função principal de interpretar aquilo de acordo com a sua visão e de seus clientes, despertando desejo, ao invés de simplesmente copiar a proposta e contribuir para a uniformização da sociedade.

Agora que já entendemos um pouco o que são “tendências”, vamos analisar as propostas para esse verão, não apenas olhando vitrines, vendo modelos que se assemelham e clasificando-os como “isso está, ou isso não está na moda”, entendendo um pouco mais a fundo de onde surgem todas essas idéias que nos encantam quando olhamos um modelo na vitrine.

Aí vão elas:
Bem estar, essa é a palavra chave do nosso verão 2011. Sentir-se bem será a grande proposta para esse verão, necessidade que vai ser atendida com a busca pelo equilíbrio entre corpo e mente; impactando a moda com demandas por vestuário fluído, leve e impermeável, confortável.
Em outra vertente A use fashion, importante site de pesquisa de moda, destaca a interação entre ser humano e tecnologia. Os sentimentos também estarão em jogo, e a tecnologia, será traduzida em estampas digitalizadas, aviamentos que remetem a chips, fazendo a junção de temas que estão tão presentes no nosso dia a dia.
Natural, e outra aposta que encerra a análise realizada, é a poderosa força que finaliza nossas descobertas. Comprometimento com a sustentabilidade aparece nos processos de fabricação, mas somado a isto, busca-se uma relação táctil e estética com o planeta, quase que camaleônica. Orgânico, sintético e reciclado se combinam em produtos que imitam as imperfeições, texturas e aspectos da natureza.
Podemos destacar esses temas como macro tendências do verão 2010/2011, que se dividem em micro tendências para atender a consumidores de todos os estilos, são elas:
Sensual - Esse perfil é direcionado a homens e mulheres que assumem posições de liderança na sociedade, mas que não querem perder a sensualidade. Para compor o look as peças foram elaboradas com mangas estruturadas, decotes que revelam os ombros e modelos justos, mas que preservam o conforto.
Romântico - Para esse público, a poesia das artes é traduzida em roupas leves, com rendas e laços, e peças com detalhes delicados que envolvem o corpo. O perfil é complementado com estampas florais, que resgatam o passado com jovialidade.
Irreverente - Formas e cores diferenciadas influenciam este perfil, inspirado no estilo dos Anos 80. A concentração de trabalhos artesanais evidencia o colo feminino, os padrões étnicos são revisados e algumas peças são, literalmente, customizadas em pontos estratégicos.
Contemporâneo - Sustentabilidade ambiental e simplicidade definem este perfil. Os produtos são elaborados com matérias primas que respeitam o ecossistema. Os valores estéticos e a sutileza de detalhes permitem modelagens clássicas que ganham novo design por meio da alfaiataria e detalhes de costura sobre tecidos como o linho.
Esportivo - Este perfil remete ao universo navy, tendência ao clássico com um toque de atualidade. A temática de listras são combinadas em peças confortáveis, que privilegiam os movimentos, tanto para a pratica esportiva quanto para um momento casual. O xadrez retorna ao cenário, mas com uma releitura campestre.

Diante de tantas informações, só nos resta esperar ansiosos, por mais um lançamento, e ver a baleza que que eles irão transmitir. E nunca podemos esquecer que, antes de qualquer coisa, devemos aproveitar o que cada estilo tem em comum com a nossa personalidade e trazer isso para o nosso dia a dia.

Mariana Domingues.



Contato
estilista: Mariana Domingues
Tel.: 21 9933-4564